POST DISCUSSÃO 

Acho que o que mais escutamos neste mundinho literário é: "é clichê, mas...", "é romance, mas...", "é isso, mas...". E pensando com meus botões quando faço qualquer coisa aleatória e observando pensamentos de algumas amigas, cheguei a conclusão (nada científica), que não é sobre o que a história se propõe a contar, mas sim como ela é contada. 

Veja bem, várias histórias são criadas e lançadas todos os dias, é muito óbvio que mais de uma pessoa terá a mesma ideia. E tudo bem, afinal, existem inúmeras histórias com a mesma premissa e que são diferentes entre si. Por exemplo, na época do lançamento de Jogos Vorazes houve um "bum" de livros distópicos, assim como na época dos livros de anjos e a grande revolução dos livros de CEO. Inclusive, o tanto de livro que tem de CEO não está escrito nesta terra! Essas premissas repetidas também estão presentes em suspenses, quando alguém é morto ou sumiu e outra pessoa vai atrás de descobrir a história e nesse meio tempo acontece uma perseguição ou algo do tipo. A fantasia vai pelo mesmo caminho. É basicamente uma pessoa que vai resolver tudo e vai se descobrir como o grande foda do babado, ai tem maldição, profecia, um objeto mágica e blá, blá, blá. Além da conhecida "Jornada do Herói" que foi usada em grandes produções como Senhor dos Anéis, Star Wars, Harry Potter a aí vai. 

Então, para concluir meu pensamento, fica a minha reflexão de que não é porque uma história se propõe a contar a algo desde algo básico como amigos que se apaixonaram ou algo super polêmico e dramático como uma relação incestuosa, que automaticamente você vai saber se a história é boa/ruim. Acho que já provei meu ponto, né? Agora quero saber a sua opinião, me diz aí. 

                                                                              

Deixe um comentário