O que é fantasia?

Olá, se você não me conhece ainda, eu sou a bruxa Isabelle (sim, gosto de frisar que sou bruxa, pois me sinto poderosa) e fui enviada pela anciã Rogéria, para explicar um pouco sobre o universo da fantasia, que para os humanos (que são uma decepção, gente. Desculpa) não passa de uma grande mentira. Mas eu sei a verdade. No dicionário de Edla, "fantasia" está descrito como: 1. Faculdade criada pela qual o homem inventa ou evoca imagens por meio da imaginação. 2. Obra criada por meio da imaginação. 3. Coisa que não tem existência real, mas apenas ideal ou ficcional; folclore. Ou seja, é tudo mentira! O que significa que a minha existência é tão perfeita que parece irreal. Mas fiquem ligados, viu, a fantasia não é ligada a ciência ou tecnologia, a gente tem um pé na magia (porque é muito mais legal!).

História

Mas aí você me questiona, onde tudo começou? Como minha avó Clau dizia, quando eu era apenas uma pequena bruxa, "a fantasia existe desde que o tempo é tempo". Pois o mundo se construiu junto de mitos, lendas e tantas outras coisas. Na literatura clássicona, já temos fantasia, com Ódisseia, as Lendas Arthurianas, os romances medievais (com muito sangue e treta) e poesia como a Divina Comédia. Então se alguém falar que fantasia é isso ou aquilo, você já chega com meus ensinamentos: "Nós estamos na história, bebê! Em todos os cantinhos. Então pare de me perturbar". 

Conforme o Edla Search, a história do mundo moderno da fantasia começou em 1896 com o lançamento de "The Well at the World's End" (O poço no fim do mundo) de William Morris e muitas outras obras foram públicas desde então. Mas em meados do século XX, especificamente em 21 de setembro de 1937, O Hobbit era publicado e todos começamos uma grande aventura com "Numa toca no chão vivia um hobbit", logo depois houve a publicação de Senhor dos Anéis, As crônicas de Nárnia de C.S. Lewis e vários e vários outros autores que contribuirão para a "Alta Fantasia". 

E a fantasia continuou muito popular no começo desse século com Harry Potter (e nós, do mundo bruxo adotamos a família Harry Potter e as tiramos das garras do inimigo, J.K. Rowling) e continua  muito bem, obrigada, com autores como Sarah J. Maas, Holly Black, Rick Riordan, George R.R. Martin e muitos outros autores. Além disso, um espaço que antes era predominado pelos homens, hoje possui a presença forte das mulheres. Nós, jovens bruxas agradecemos. Temos mais histórias legais e de muita aventura, além de uns boys beeem legais. 


Fontes: WikiFandomMichaelis (Dicionário).


 


Deixe um comentário