Autor(a): Jenny Colgan 
Editora: Arqueiro
Páginas: 300
Narração: 3ª Pessoa

Sinopse:

Nina Redmond é uma bibliotecária que passa os dias unindo alegremente livros e pessoas - ela sempre sabe as histórias ideias para cada leitor. Mas, quando a biblioteca pública em que trabalha fecha as portas, Nina não tem ideia do que fazer. 
Então, um anúncio de classificados chama sua atenção: uma van que ela pode transformar em uma livraria volante, para dirigir pela Escócia e, com o poder da literatura, transformar vidas em cada lugar por que passar. Usando toda a sua coragem e suas economias, Nina larga tudo e vai começar do zero em um vilarejo nas Terras Altas. Ali ela descobre um mundo de aventura, magia e romance, e o lugar aos poucos vai se tornando o seu lar. 
Um local onde, talvez, ela possa escrever seu próprio final feliz.
"Nina nunca fora à Escócia. Na verdade. enquanto comprava a passagem (que custara menos do que a conta de uma noite no bar), notara que, aos 29 anos, havia muitos lugares que nunca tinha visitado. É claro que já tinha visitado Nárnia e a pequena casa na pradaria de Os pioneiros, e o País das Maravilhas, mas ao se aproximar de Edimburgo, essas experiências empalideciam diante do cheiro pungente, rico e acre das cinzentas ruas históricas." Página 35
A vida definitivamente é muito engraçada. Não se alguém leu, mas há pouco tempo fiz um post falando sobre o lançamento da nova coleção de romance da arqueiro e disse que tinha me escrito no sorteio da editora, mas que não iria ganhar. Pasmem! Eu ganhei toda a coleção com direito a uma bolsa personalizada e imãs de geladeira. Parecia um pinto no lixo quando recebi aquele pacote maravilhoso. Enfim, vamos falar sobre o livro:
Jenny Colgan conseguiu me conquistar nas primeiras páginas. Naquele lugar no qual os autores fazem sua dedicatório, Jenny fez um texto super engraçado e reconfortante, dedicando o seu livro para cada leitor apaixonado. Foi uma conexão de cara. Ao mesmo passo que seguia as palavras com os olhos, eu concordava com a cabeça e ria silenciosamente. Além disso ela dá ótimas dicas de locais para se ter uma boa leitura. A sensação era de que uma apaixonada por livros estava fazendo uma grande declaração para os leitores.  
Depois dessa maravilhosa primeira impressão, somos apresentados a Nina Redmond, uma bibliotecária que se ver no olho do furacão quando descobre que a biblioteca pública em que trabalha irá fechar as portas. Ela acaba levando todos os livros que consegue para a sua casa - quase matando sua amiga, Surinder, de raiva - e se pergunta o que irá fazer da vida agora, pois Nina nunca foi chegada a grandes aventuras e prefere permanecer na sua zona de conforto, agarrada a um livro e fingindo que o mundo não existe. Lógico que tudo muda em sua vida a partir do momento que ver o pequeno anúncio de uma van nos classificados. Ela reluta e até quase não compra a enorme van - com doses de machismo aqui -, porém, acaba com a máquina em mãos e se mudando para a Escócia. 



Primeiro que meu coração fã de Outlander é completamente apaixonado pela Escócia, tanto que minha viagem dos sonhos é conhecer as Terras Altas. O livro nos leva para um lugar digno de sonhos, com pessoas gentis, campos e mais campos, além de vacas, ovelinhas, galinhas e cachorros andando de um lado para o outro. Jenny descreveu a cidadezinha com tanto primor, que me fazia suspirar conforme lia e senti essa sensação de conforto e ar puro transbordando das páginas.
Durante sua jornada, Nina conhece inúmeras pessoas, indica mais um monte de livros, entre fictícios (sim, dei um google básico) e clássicos que todo mundo ama.  
É óbvio que no meio das aventuras da nossa bibliotecária (agora dona de livraria) favorita, iria existir um romance, e assim como o livro todo, é maravilhoso. Marek é o primeiro a aparecer, o maquinista fofo e com traços exóticos da Letônia. Lennox é o segundo, o conhecemos quando esse se torna senhorio de Nina. É completamente diferente de Marek, é turrão, grosso, muitas vezes chato e maravilhosamente escocês. Ambos completamente diferentes. Praticamente um "doce vs salgado". E os dois não são meros interesses amorosos, os dois possuem uma história profunda e que dão muita verdade para a situação no qual eles se encontram. 
"Ao passar pela estação de trem, no meio do burburinho da noite movimentada de sábado, Nina olhou para os trens compridos parados ali. Incapaz de se conter, começou a chorar. Será que nunca chegaria sua vez? Todos sempre conheciam alguém, mas quando isso enfim acontecia com ela, o homem era namorado de outra pessoa, ou era mais uma ideia e um devaneio do que uma pessoa de verdade." Página 207
Temos várias outras histórias secundárias que mesmo sendo complexas são tratadas com muita sutileza. Por fim, os livros acabam ligando todo mundo e é extremamente lindo ver o esforço de Nina em encontrar a melhor história para cada pessoa e descobrir o quanto uma história pode mudar uma vida. 
Por isso que talvez eu queira derramar algumas lágrimas agora. Por que a leitura faz parte de quem eu sou, ela está intrínseca a mim. Sou uma mulher, uma estudante, filha, neta, irmã e uma leitora. Sei o quanto ler fez eu ser quem sou e me muda constantemente. Através das palavras viajei para países, universos, épocas diferentes, conheci pessoas tão distinta, com personalidades e nacionalidades diferentes. Me apaixonei, sofri, chorei, rir, entre tantas emoções que só um livro pode gerar. 
No final das contas, esse é o melhor livro que li do ano até agora, não porque ele tem a história mais complexa, com reviravoltas e beijos apaixonados, mas porque ele me fez me sentir em casa, me tratou com conforto, me conquistou a cada capítulo, me fez viajar por um lugar lindo, com pessoas diferentes e apaixonantes, e além de tudo é uma celebração para o nosso eu leitor que às vezes se configura em uma pessoa mais focada em seu próprio mundo de palavras e que pensa que realmente nunca vai viver algo tão incrível quando o impresso naquelas páginas. Nina somos nós, que duvidou de si e pensou que nunca teria uma aventura digna de capa dura. Nina nos ensina que podemos ter uma história, um amor, conquistas e toda aquela felicidade que muitas vezes achamos impossível de conquistar. 
"— As pessoas são diferentes — declarou ela em voz baixa, porém decidida. — Todo mundo tem o seu gosto único. E tudo bem. E o que eu gosto, eu acho...é de você. E gosto muito." Página 271



                                                               

3 Comentários

  1. Preciso desse livro pra ontem! Qdo vc falou Escócia logo pensei em Outlander! Sou fã. A historia parece ser bem legal. Achei linda a capa. / Parabéns pelo sorteio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, o fato do "fundo" da história ser a Escócia só a faz mais maravilhosa, principalmente porque é lá que toda a vida de Nina muda. O ambiente é tão bem detalhado que realmente me senti como se estivesse nas terras altas. A capa é linda mesmo e tenho certeza que você vai adorar. E obrigada, quase tenho um infarto quando descobri que tinha ganhado o sorteio.

      Excluir
  2. Tu já falou tanto desse livro (e depois dessa resenha super empolgante) que eu fiquei doida pra leeeer ❤️

    ResponderExcluir