Já ficou claro, caro leitor, que somos amantes de romances de época, mas nem todos ainda entendem realmente do que se trata o gênero. Então, hoje, no primeiro editorial do Ladys de Novembro, discutiremos um pouco sobre o gênero e como chegamos até ele. 

O que é?

O romance de época é um subgênero do romance histórico. Ele não se preocupa com datas e eventos históricos importantes, mas sim em retratar uma realidade vivida durante um período. 
Mas temos uma definição mais concreta, vinda diretamente das terrar de Ler é o melhor prazer:

O Romance de Época, além de não se importar com datas e nem fazer referências a fatos históricos importantes, ele se preocupa em mostrar como vivia e se comportava um povo em determinado tempo.
A maioria deles destaca a vida da sociedade londrina no período vitoriano, valorizando costumes como: moda, etiqueta social, passeios de charretes ou no campo, jantares, festas, teatros. A fragilidade da mulher, o casamento por conveniência, as amantes, a diferença entre as classes sociais, o valor de um título nobre, as intimidades sexuais entre os protagonistas são fatores importantes e estão sempre presentes nesses romances. - Romance Histórico ou Romance de Época - Ler é o melhor prazer

Retrato da Rainha Vitória. Franz Xaver Winterhalter/Royal Collection 

Em 99% dos casos (dados vindos diretamente da nossa cabeça e experiência), os romances de época se passam na Inglaterra, às vezes na Escócia, no período do reinado da rainha Vitória, que durou de 1837-1901. Mas existem histórias que se passam antes desse período, como Os Roskebys, e por isso, a Era Vitoriana não é uma questão absoluta.

Discussões

E algumas discussões são bem comuns dentro do gênero, como: moda, etiqueta social, a forma como as mulheres eram tratadas, casamentos por conveniência entre tantos outros assuntos. Porém, a questão do feminino é muito importante e é bom frisar que em qualquer época, violência continua sendo violência e mulheres eram atingidas por isso não é só na ficção, mas na realidade. 

E por isso, meu caro leitor, quando algum lorde ou lady cochichar no seu ouvido sobre romance de época, você informe que naquela obra é possível ter acesso a conhecimento de história, de costumes, de interações sociais e de várias facetas de uma época distante.

É por meio desses livros que conhecemos não só a beleza dos grandes bailes, mas a feiura de uma sociedade que é refletida ainda nos dias de hoje.

 

                                                                             


Deixe um comentário