Autor(a): Sarah J. Maas
Editora: Galera Record
Nº de Páginas: 656
Narração: 1ª Pessoa

Sinopse:

O esperado segundo volume da saga iniciada em Corte de espinhos e rosas, da mesma autora da série Trono de vidro. Nessa continuação, a jovem humana que morreu nas garras de Amarantha, Feyre, assume seu lugar como Quebradora da Maldição e dona dos poderes de sete Grão-Feéricos. Seu coração, no entanto, permanece humano. Incapaz de esquecer o que sofreu para libertar o povo de Tamlin e o pacto firmado com Rhys, senhor da Corte Noturna. Mas, mesmo assim, ela se esforça para reconstruir o lar que criou na Corte Primaveril. Então por que é ao lado de Rhys que se sente mais plena? Peça-chave num jogo que desconhece, Feyre deve aprender rapidamente do que é capaz. Pois um antigo mal, muito pior que Amarantha, se agita no horizonte e ameaça o mundo de humanos e feéricos.

Quando li "Corte de Espinhos e Rosas", o primeiro livro da trilogia, jurava que já tinha sido impactada (e tombada) o suficiente. Queridas e queridos, como eu estava enganada! "Corte de Névoa e Fúria" é tão maravilhosamente incrível que parece um surto coletivo. Até agora, depois de 2 dias que acabei a obra ainda estou processando a quantidade de informações que a Sarah despejou em 656 páginas. 
E exatamente por ser um livro muito grande e com reviravoltas e mais reviravoltas é difícil não entrar em grandes spoilers. E eu juro, queria tanto gritar aqui tudo o que acontece nesse livro, mas como não sou malvada não entrarei em detalhes. 
"Queria que meu coração humano tivesse mudado com o restante, se transformando em mármore imortal. Em vez do pedaço de escuridão em fragalhos que agora era, vazando pus para dentro de mim." Página 15
Enfim, depois dos acontecimentos de "Corte de Espinhos e Rosas" (já resenhado aqui), Freyre obviamente não é a mesma, afinal, agora é uma feérica, apesar de manter o coração humano e com isso seus princípios. É como se ela estivesse com a Síndrome do Impostor e sentisse que nada daquilo fosse de fato dela. Além disso, depois de Tamlin recuperar sua força por completo ele aparenta querer minar tudo o que ela é (mesmo que seja por sua preocupação). E o fato dele não conseguir ouvir o seus anseios e de também estar quebrado, faz com que ele se torne uma pessoa que Freyre não quer mais ficar perto. Exatamente por ele não enxerga-la como dona de si. 
Nesse ponto acho importante falar como a história fala sobre o machismo de uma maneira bem clara, e de como homens simplesmente às vezes (em muitos casos, né) não conseguem ver uma mulher como dona de suas decisões e capaz de cuidar de si. Na realidade, são esses que enxergam a mulher apenas como um objeto que deve ficar guardado e sem voz. 
"Ninguém era meu mestre, mas eu podia ser mestre de tudo se quisesse. Se ousasse." Página 338
No fim de tudo, o Tamlin precisa mesmo é de um psicólogo! O macho apesar de ser lindão consegue ser muito vacilão no segundo livro. E é aquilo né, bebê: Quando um macho perde o protagonismo, logo surge outro. E esse outro não é qualquer um. 



Rhysand, ou só Rhys, é o Grão-Senhor da Corte Noturna e diferente do primeiro livro, onde ele não teve tanto espaço, nesse ele se faz rei. Através das páginas e tantas aventuras que vivenciamos juntos descobrimos minúcias do mistérioso e sarcástico Grão-Senhor e eu, que pensava que estava com meu coração blindado, me vi sendo invadida por um novo amor e me apaixonei pelo feérico que só se veste de preto e tem grandes asas. 
Outro detalhe incrível desse livro é exatamente Freyre descobrindo seus poderes e se transformando numa mulher mais foda ainda. E como o livro é em 1ª pessoa, toda essa evolução e os sentimentos conflitantes pelo qual ela passou eu senti na pele.
"Não me importava de sair das sombras, não me importava de sequer estar nas sombras, na verdade, contanto que ele estivesse comigo. Meu amigo por tantos perigos — que lutara por mim quando ninguém mais lutaria, nem mesmo eu." Página 463
Somos apresentados a outros personagens: Mor, Amren, Cassian, Azriel. Todos na Corte Noturna e com nomes que certamente não pronunciei direito. Todos eles são muito bem desenvolvidos (e apaixonantes), com seus mistérios e tramas próprias que fazem a obra se tornar mais incrível, mas não vou falar muito deles porque quero que vocês tenham o prazer de os conhecer. 
Por fim, Nestha e Elain, irmãs de Freyre, tem papel fundamental na trama e me fizeram querer gritar e surtar igual uma louca (fiquem ligados nessas garotas!). Até o Lucien que aparece pouquinho acabou com meu psicológico. 
"Corte de Névoa e Fúria" é um livro incrível, daqueles que tinham que ter na capa "Puta que pariu, é só tombo atrás de tombo" e me fez ter uma das melhores experiências literárias que já tive, causando incomodo, raiva, fúria, tristeza, felicidade e surtos intermináveis que me fizeram soltar todos os palavrões possíveis. 
P.S.: Já favoritei o primeiro livro, nesse acho que vou ter que dar mil estrelas e corações.

             

                                                                             

Deixe um comentário