Eu sempre tive mania de organização e sempre gostei de anotar coisas. Mas, como se fosse uma fuga total da minha personalidade, até ano passado eu não anotava os meus livros lidos do ano. Talvez se deva ao fato, também, de que 2020 foi o ano que mais li - devido ao tempo ocioso no começo da quarentena - e ficava mais difícil de lembrar. Aí eu encontrei essas alternativas que complexavam um pouco mais as anotações que eu fazia no meu próprio caderno (que consistia em uma lista com os títulos, as datas de leitura e uma avaliação atribuída por mim). 
Achei válido trazer essa listinha para falar um pouco sobre cada um deles e divulgar o meu perfil e da Isabelle também (visto que em 2021 consegui trazer ela pra esse mundinho também). 

1. Goodreads

Acredito que seja o aplicativo mais utilizado nesse sentido, em termos mundiais. Foi lançado em 2007 e comprado em 2013 pela Amazon - o que permite que você faça integração com o seu Kindle. Nele, você consegue registrar suas leituras, participar de fóruns de discussão sobre os livros e gerar listas das suas leituras. Agora, o aplicativo para celular tem algumas "partes" traduzidas para a língua portuguesa (antes era só inglês e no site ainda tem opção para outras línguas, mas não português), embora algumas seções ainda venham na língua inglesa. Como é o aplicativo mais usado, tem muitas discussões e muitos registros, o que pode ser ideal para você que não tem o impedimento da língua estrangeira. A maior desvantagem para mim é que não acho o aplicativo tão intuitivo, o que torna o uso mais complicado e inacessível.

2. Skoob

Rede social brasileira para brasileiros, lançada em 2009. O usuário pode registrar os livros, separando por etiquetas e tags. É possível escrever resenhas e interagir com outros usuários; sendo tudo em português, o aplicativo inteiro é acessível para nós. Ele também é muito intuitivo, além de que as muitas maneiras de catalogar me satisfazem (uma vez que sou a louca da organização). Tem sido, de longe, um dos meus aplicativos favoritos. E como ninguém é perfeito, às vezes ele tem alguns probleminhas como ficar fora do ar e demorar um tempinho para voltar; as estantes podem parecer trabalhosas de organizar (eu, no entanto, adoro) e algumas pessoas não gostam da aba "Geral", onde você tem acesso às publicações de pessoas que você nem mesmo segue.
Ah, e segue a gente lá: Letícia Lobo e Isabelle Maciel.

3. Cabeceira

Aplicativo desenvolvido pela TAG Livros com o intuito de organizar as leituras dos usuários. Possui um escaneador dos livros na aba de busca e (uma das coisas que acho mais legal) um cronômetro que calcula o seu tempo de leitura segundo o seu próprio ritmo. Você pode avaliar os livros e registrar o seu progresso de leitura, bem como a data de término. A única coisa que não curto tanto é que, ao contrário dos anteriores, esse não tem a mesma estrutura de rede social (o "quase isso" do título se refere a ele), ou seja, você não consegue interagir com outras pessoas, assim como também não tem como acessá-lo pelo computador. Além disso, alguns livros de lançamento independente e de outros tipos não aparecem no catálogo. Mas a interface do aplicativo ganha muitos pontos comigo, além da minha parte favorita: ele tem uma aba de metas e conquistas que, para mim, funciona muito bem como um motivador para as minhas leituras.

Hoje em dia, usamos outras redes sociais para falar das nossas leituras - Twitter e, principalmente, o Instagram. O nicho de leitores é muito grande nessas redes sociais, mas confesso que me encanta a proposta de mídias focadas especificamente na leitura. Desde que comecei a usar, eu só quis ler mais e mais e mais, além de que sou muito viciada em ficar organizando e mexendo neles. Você usa algum deles? Acha que esqueci de algum? Até a próxima!


Deixe um comentário