Autor: Heloísa Bernadelli 
Número de Páginas: 211
Narração: 3º Pessoa 

Sinopse: 


Irina tem vinte e quatro anos e um acúmulo de decisões que não lembra de ter feito, planos que vem deixando para depois e uma rotina da qual não abre não. Trabalha em uma empresa de fotocópias, mas seu verdadeiro sonho é a carreira de botânica - que besteira! Justo Nina, que nunca faz nada de diferente e evita o novo sempre que possível, desde a preparação de seu café da manhã até as grandes escolhas. Agora vai se casar com André, e sua melhor amiga a convence de que é um bom momento para ir visitá-la na Irlanda. Viajar para outro país, tão longe de casa, pode despertar seu medo do desconhecido, mas talvez seja o que ela precisa para se lembrar, entre outras coisas, de quem costumava ser.



Antes de falar sobre "Estive em Dublin e Lembrei de Você", preciso explicar o que é o "Clube P.S.:". O "Clube P.S.:" é um clube de assinatura literária completamente nacional. Que leva para seus assinantes um time de autoras da internet, com histórias novas, mimos exclusivos e uma experiência personalizada de leitura. Se quiser saber mais sobre o clube é só acessar o site: P.S.:
Sendo assim, infelizmente vocês não vão poder encontrar esse livro nas livrarias físicas e online. Mas acho super valido trazer essa obra aqui para o blog pela importância do que o "Clube P.S.:" está fazendo, ao dar a oportunidade à essas autoras da internet de terem o seu livro físico, principalmente porque eu leio todo dia estórias da internet e até me arrisco a escrever algumas, então entendo o quanto isso é mágico.
"Estive em Dublin e Lembrei de Você" é a terceira estória da Helô que eu leio, sendo as duas primeiras em plataformas virtuais e acredito que esta seja a sua estória mais madura. Assuntos importantes como relacionamentos abusivos e amor próprio são tratados belissimamente neste romance.
Irina, uma jovem brasileira de 24 anos, que se pôs em uma situação cômoda com medo de seguir seus sonhos e descobrir que mesmo no que gostava não era boa. Ela tem uma relação de sete anos conturbada com André, que agora botou um anel em seu dedo. Mas as coisas mudam quando ela viaja para Dublin, conhece novos amigos através de sua melhor amiga Camille e descobre que ela poderia está sendo muito mais feliz. 

"As pessoas sempre vinham por algum motivo e sempre iam por algum outro. Mas se enquanto estavam, era só o que importava no fim das contas." Pág 127

Entre cervejas e madrugadas andando sobre as ruas frias de Dublin, Irina é frequentemente bombardeada com mensagens e ameças de André, o que claramente demostra esse lado do relacionamento abusivo que a personagem passa, e vemos isso em suas reações, em como ela se sente cada vez mais acuada e se diminui frequentemente por se achar culpada das acusações do noivo. Ao longo do livro também conhecemos outras histórias abusivas e de preconceito que nos ligam aos personagens de uma forma natural, pois infelizmente é fácil de se identificar, porque acredito que todo mundo já viveu ou presenciou esse tipo de violência. Infelizmente, vivemos em uma época que cada vez mais esses abusos e violências acontecem, então você que por acaso está lendo esse post e se vê sendo agredida por ameaças, que se sente frequentemente culpada(o) e triste pelas palavras do seu parceiro(a), saiba que isso não é amor. Quando se ama, espera-se que o relacionamento não seja só de uma metade do casal, e que ambas as partes se sintam valorizados e acima de tudo, se respeitem. 

"Um dia André não a encontrou lá, onde costumava mantê-la, escondida sob uma pilha desleixada de indiferença. Passeou por aí à procura de uma nova Irina, e foi quando a descobriu insubstituível. Não de um jeito romântico. Oh, quem dera fosse de um jeito romântico. Não era por amá-la demais que não podia deixá-la. Era justamente porque ela era a única que continuava a oferecer muito, mesmo quando recebia tão pouco de volta. Não podia deixá-la, porque só Irina estava disposta a ser amada pela metade." Página 77 

Voltando ao livro, também não posso esquecer de uns de meus personagens preferidos, Fionn, que é o interesse amoroso de Irina, e ele é obviamente a antítese de tudo o que o André representa. Pois ele sim é um homem de verdade, com uma capa fofa que me fez ficar totalmente apaixonada em poucas páginas. É lindo ver o quanto ele quer que Irina brilhe, e que conquiste o seu sonho, sempre falando que não quer se impor de forma alguma para ela. E isso para mim é um relacionamento de verdade, independente se é amoroso, familiar ou entre amigos. 
Além disso, preciso falar sobre a ambientação do livro. Os ambientes são descritos detalhadamente e de uma forma que acaba sendo "didática" para o leitor e nos botam dentro de Dublin e nos dão aquele ar estrangeiro que eu particularmente desconheço. 



Desse modo, não poderia deixar de dá 5 luas para esse livro fantástico e desejar tudo de bom para a Helô e que ela continue escrevendo tão maravilhosamente, mesmo que eu sempre morra de chorar.
                                                                                                                                                                   
            

Agora para quem quer ler alguma das obras da Helô (super recomendo), segue o link maroto: Betting Her (primeira estória da autora, que ela escreveu há alguns anos e você pode ler como fanfic interativa), Friendzone (Original, no Wattpad) e Segredos Inabitáveis (Original, no Wattpad). 

                             
                                                                           





Deixe um comentário