(Reprodução da ilustração: Lime)

Inspirada na última resenha do blog, que foi sobre Nica - Da largada ao céu, com a personagem principal sendo uma mulher negra, percebi a importância dessa representatividade para as meninas e resolvi trazer cinco personagens principais negras na literatura. Lógico que essa lista não se trata das melhores personagens, principalmente porque seria impossível listar pela quantidade de obras e porque no fim essa ideia de melhor não existe, tudo se trata da opinião de cada um. Mas separei essas cinco personagens por fazerem parte das obras mais juvenis (tirando uma da lista) pois acredito que essa representatividade é muito importante que aconteçam em romances mais teens, para que as meninas que estão na adolescência ou na pré-adolescência se sintam retratadas nas páginas do livros. Visto que as obras young adult são o maior atrativo para esse público. Então separei essas cinco histórias que parecem super legais e com protagonistas maravilhosas.  

                  Starr Carter - O Ódio que Você Semeia, Angie Thomas

"O Ódio que Você Semeia" fez muito sucesso nos States e até ganhou um filme. O livro é todo baseado em uma crítica social e fala muito sobre racismo. E essa voz ativa, gritando por seus direitos e justiça é a Starr Carter, uma adolescente em busca de justiça apôs presenciar a morte de seu melhor amigo.  Ela transborda a sua voz e é uma grande inspiração para que outras pessoas também encontrem a sua. 
Infelizmente o filme não saiu no cinema aqui no Brasil, mas já está disponível em algumas plataformas digitais. 


Sinopse: Starr Carter é uma adolescente negra que presencia o assassinato de Khalil, seu melhor amigo, por um policial negro. Ela é forçada a testemunhar no tribunal por ser a única pessoa presente na cena do crime. Mesmo sofrendo uma série de chantagens, ela está disposta a dizer a verdade pela honra de seu amigo, custe o que custar.


Amandla Stenberg para o filme "O Ódio que Você Semeia" (Reprodução: Fox Film)


                     Maddy Whittier - Tudo e Todas as Coisas, Nicola Yoon 


"Tudo e Todas as Coisas" conta a história de Maddy, uma adolescente alérgica ao mundo e por isso sempre viveu isolada, tendo contato apenas com a mãe e a enfermeira e conhecendo o mundo através de filmes, redes sociais e séries. Até que assim como todo bom livro ela descobre alguém. Esse alguém é Olly, o novo vizinho. Desse modo, ela começa a desejar encarar esse mundão chamado Terra junto com o novo garoto da vizinhança. Esse foi o primeiro livro da Nicola Yoon, lançado em 2015 e com uma adaptação lançada para o cinema em 2017. Vocês nem vão acreditar quem fez a Maddy? Amandla Stenberg novamente. Ela é muito maravilhosa mesmo.

Sinopse: "Minha doença é tão rara quanto famosa. Basicamente, sou alérgica ao mundo. Qualquer coisa pode desencadear uma série de alergias. Não saio de casa. Nunca saí em toda minha vida. As únicas pessoas que já vi foram minha mãe e minha enfermeira, Carla. Eu estava acostumada a minha vida até o dia que ele chegou. Olho pela minha janela para o caminhão de mudanças, e então o vejo. Ele é alto, magro e está vestindo preto da cabeça aos pés. Seus olhos são de um azul como o oceano. Ele me pega olhando-o e me encara. Olho de volta. Descubro que seu nome é Olly. Talvez eu não possa prever o futuro, mas posso prever algumas coisas. Por exemplo, estou certa de que vou me apaixonar por Olly. E é quase certo que será um desastre."

                           

             

                      Tish Rivers -  Se a rua Beale falasse, James Baldwin 

"Se a rua Beale falasse" é o dramão desta singela lista., daqueles que realmente vão mexer com o seu psicológico. Fala sobre um assunto muito pesado, e mesmo que "O Ódio que Você Semeia" também aborde temas que impactam, os dois tem pesos diferentes pela forma que são escritos. Neste, Tish tem que lutar para provar para a justiça a inocência de seu noivo, Fonny, que foi preso injustamente. Durante esse tempo que Tish luta por justiça ela ainda carrega um bebê, tornando tudo mais forte e real. O livro se passa na década de 1970 e é lastimável que a população negra ainda passe pelas mesmas coisas que esses personagens passam. Mais triste ainda é ver que discursos de racismo e ódio em geral estão tomando a internet e principalmente por aqueles que estão no poder. O livro foi lançado em 1974 e só ano passado ganhou uma adaptação para os cinemas (mas foi lançado esse ano nos cinemas brasileiros), que inclusive garantiu o oscar de atriz coadjuvante para a atriz Regina King.

Sinopse: Tish tem dezenove anos quando descobre que está grávida de Fonny, de 22. A sólida história de amor dos dois é interrompida bruscamente quando o rapaz é acusado de ter estuprado uma porto-riquenha, embora não haja nenhuma prova que o incrimine. Convicta da honestidade do noivo, Tish mobiliza sua família e advogados na tentativa de libertá-lo da prisão.
Se a rua Beale falasse é um romance comovente que tem o Harlem da década de 1970 como pano de fundo. Ao revelar as incertezas do futuro, a trama joga luz sobre o desespero, a tristeza e a esperança trazidos a reboque de uma sentença anunciada em um país onde a discriminação racial está profundamente arraigada no cotidiano.

Um dos cartazes de divulgação do filme (Reprodução: Sony Pictures)
                         

              Natasha Kingsley - O Sol Também é Uma Estrela, Nicola Yoon 


"O Sol Também é uma Estrela" é o segundo livro da Nicola nesta lista, mas o encachei aqui exatamente pelo seu gênero juvenil. Além disso, já é a segunda obra da Nicola que é levado as telonas. Isso é simplesmente maravilhoso para dar notoriedade e papéis importantes para estas meninas e mulheres. E a história é acima de tudo sobre amor, então é bom todo mundo ter aquela ideia de que pode ser a protagonista do seu próprio grande romance. Natasha é uma garota forte, atrás de construir o seu futuro e afim de se estabelecer no mundo, para isso o ideal não é se apaixonar agora. Mas quando as coisas saem como queremos?

Sinopse: Natasha: Sou uma garota que acredita na ciência. Não acredito na sorte. Nem no destino. Muito menos em sonhos que nunca se tornarão realidade. Não sou o tipo de garota que se apaixona perdidamente por um garoto bonito que encontra numa rua movimentada de Nova York. Não quando minha família está a 12 horas de ser deportada da Jamaica. Apaixonar-me por ele não pode ser a minha história.
Daniel: Sou um bom filho e um bom aluno. Sempre estive à altura das grandes expectativas dos meus pais. Nunca me permiti ser o poeta. Nem o sonhador. Mas, quando a vi, esqueci de tudo isso. Há alguma coisa em Natasha que me faz pensar que o destino tem algo extraordinário reservado para nós dois.
O Universo: Cada momento de nossas vidas nos trouxe a este instate único. Há um milhão de futuros diante de nós. Qual deles se tornará realidade?




                       Zélie Adebola - Filhos de Sangue e Osso, Tomy Adeiemi 

Este é o livro mais diferente de toda a lista e o que mais me deixou empolgada. "Filhos de Sangue e Osso" é uma fantasia inspirada na cultura iorubá e Zélie tem absolutamente tudo para ser a personificação de uma nova heroína. Além disso, todo o livro é uma grande celebração da cultura negra. A obra é o primeiro de uma trilogia e tem tudo para ser fantástico. Pela pesquisa que eu fiz, soube que esta é mais uma história que está em construção para ser adaptada para os cinemas, e acredito que sinceramente será divino, pois o visual dos personagens e a riqueza da cultura iorubá vai encher a telona de colorido.

Sinopse: Zélie Adebola se lembra de quando o solo de Orïsha vibrava com a magia. Queimadores geravam chamas. Mareadores formavam ondas, e a mãe de Zélie, ceifadora, invocava almas. Mas tudo mudou quando a magia desapareceu. Por ordens de um rei cruel, os maji viraram alvo e foram mortos, deixando Zélie sem a mãe e as pessoas sem esperança. Agora Zélie tem uma chance de trazer a magia de volta e atacar a monarquia.
Com a ajuda de uma princesa fugitiva, Zélie deve despistar e se livrar do príncipe, que está determinado a erradicar a magia de uma vez por todas. O perigo espreita em Orïsha, onde leopanários-das-neves rondam e espíritos vingativos aguardam nas águas. Apesar disso, a maior ameaça para Zélie pode ser ela mesma, enquanto se esforça para controlar seus poderes - e seu coração.
Filhos de Sangue e Osso é o primeiro livro da trilogia de fantasia baseada na cultura iorubá. O Legado de Orïsha está sendo adaptado para o cinema.  


Fanart representando Zélie (Reprodução: Pinterest)


Nota: Olá, olá. Espero que tenham gostado desse post que me deu um trabalho bom e que entendam que eu não sou negra e nunca vou conseguir de fato transcrever todas as dificuldades que essa população sofre, pois nunca passei por isso, e nem quero tomar a voz de ninguém, afinal não tenho propriedade do assunto. Mas acho de muita importância a gente dar voz a essas mulheres, além de divulgar o trabalho e mostrar o quanto estas obras são ricas e legais. 
           
                                                               



Deixe um comentário