(Reprodução: Adormecidas)
Autor(a): Camila Sodré
Editora: Clube P.S.:
N° de páginas: 205
Narração: 1 pessoa

Sinopse: 

Viver em um mundo de milhões de seguidores nas redes sociais, festas badaladas e viagens internacionais parece o desejo de qualquer garota. Imagine acordar todos os dias e viver tudo isso...à sombra de outra pessoa. 
Bianca é apaixonada por livros e queria estudar linguística, mas ser a irmã mais velha às vezes custa caro. Para ajudar sua caçula a ser uma celebridade do Youtube, ela largou a faculdade e foi aprender a fazer um pouco de tudo: editar videos, lidar com a imprensa, fechar parcerias e ser uma assessora pessoal. O problema é que isso tudo tornou Bárbara uma garota bastante mimada, e Bianca tem cada vez mais dificuldade em lidar com as exigências da irmã às custas de seus próprios sonhos.
É quando, após uma discussão, ela se vê diante de duas opções: embarcar para um evento de moda em Paris ou ir para qualquer outro lugar longe de Babi, só para variar. E aquilo que começou com um impulso que Bia nunca pensou ter pode se mostrar uma decisão certeira. Onde mais, além de Amsterdã, ela conheceria um artista disposto a tocar músicas de boy bands só para animar o dia mais errado de sua vida?

"Todos os canais levam a Amsterdã" é o quarto e último livro da série Viagens do Clube P.S.:, de 2018. Sei que estou atrasada até demais, pois afinal, estamos em abril de 2019 e já recebi o primeiro livro da série Deusas de 2019. Mas antes, não posso deixar vocês a deriva se perguntando o que é esse tal clube. O "Clube P.S.:" é um clube de assinatura literária completamente nacional, que leva para seus assinantes um time de autoras da internet, com histórias novas, mimos exclusivos e uma experiência personalizada de leitura. Se quiser saber mais sobre o clube é só acessar o site: P.S.:
Mas vamos falar sobre essa obra. Primeiro que se você é do mundo das fanfics como eu, já deve conhecer a Cah há muito tempo e sofrer como toda docinho sofre. Mas para você que não faz parte desde mundo colorido das fanfics/histórias originais (Miga, cê tá perdendo seu tempo, se junte ao lado da força), ela é muito conhecida pelas suas fanfics e faz um sucesso enorme nesse mundo. Se você quer ler mais, e você deve ler, aqui vão alguns links de histórias dela: Summertime (antigona e perfeita), Photograph (uma espécie de conto, que você PRECISA ler, e ter lenços para limpar as lágrimas), Amor em Jogo (um clássico!), Behind The Scenes (Sobre esse aqui só queria dizer: saudades, muita saudade). Enfim, me empolguei muito, e esses são apenas alguns exemplos, tem muito mais coisa que eu até poderia fazer um livro comentando. 
Agora realmente vamos falar da história! Tudo começa quando Barbará e Bianca brigam, porque a irmã de Bianca é muito mimada e quer fazer tudo o que quer, não dando a miníma para o sentimento alheio. Então dá a louca em Bia e ela parte para Amsterdã, sem qualquer motivo especifico, ela só quer viver para si naquele momento.  Mas quem diria que quando se visse perdida na cidade baixa, ela encontraria o maior gato e ainda cantando Backstreet Boys? E isso foi exatamente o que ela encontrou, um pacote louro e holandês, cantor e que acima de tudo, estava disposto a ajuda-la. 


Assim se prosseguiu sua história. Bianca conheceu muita gente local e Amsterdã se tornou quase um lar em poucos dias. Sven (o cantor maravilhoso e que tem o nome da rena de Frozen) é um fofo e é muito claro o interesse que sente por Bianca desde o primeiro olhar. É claro que Bianca recebeu milhares de ligações de Babi e seus pais, mas ela decidiu que estava realmente fazendo algo por ela pela primeira vez na vida e se daria essa oportunidade de ser a Bianca, e não a Bianca, irmã de uma youtuber super famosa. Foi muito gostoso de ver toda essa evolução da personagem e como ela se descobriu em poucas semanas, além de se permitir viver uma história linda com Sven. Ao mesmo passo, é muito legal ver como o Sven é um personagem complexo, apesar de não haver tantas mudanças em seu arco. Porém, a história da vida dele em si, que o próprio conta, é bem transformadora e revela as dificuldades que as pessoas enfrentam para simplesmente aceitar como o outro é. No final de tudo, os dois acabam saindo transformados de certa forma, só que ela muito mais. E é isso que é valido em um livro para mim: o crescimento das personagens ao longo de cada página. Assim como um leitor nunca sai o mesmo depois de uma leitura. Nós sempre estamos apreendendo, mesmo quando se trata de uma leitura ruim.


A Cah tem um jeito super leve de escrever e consegue formar casais incríveis, daqueles que você se apaixona no primeiro momento, e isso é super importante, pois uma leitura muitas vezes é pautada nas primeiras páginas do livro. As personagens secundárias são bem desenvolvidas e dão um toque muito real para a história. O fato da Bianca ficar em um hostel também é bastante interessante e permite que sempre haja uma troca de personagens e o conhecimento sobre características novas e pessoas diferentes aos leitores.
Foi uma experiencia ótima e o kit que recebi junto com o livro é uma lindeza só! Amei a palheta, apesar de não ter conseguido achar para tirar as fotos (vergonha demais), espero que vocês tenham gostado da resenha, conheçam mais o trabalho das meninas do P.S.: e apoiem autoras nacionais. 



                                    


                                                          

Deixe um comentário