Autor(a): Pam Gonçalves
Editora: Página 7
Narração: 1ª Pessoa 
Nº de Páginas: 24 páginas

Sinopse:

Bianca não aguenta mais as brigas de família durante as festas de fim de ano. Por isso, ela decidiu passar o Natal sozinha, ou quase, já que sua gata terrorista a acompanhará na maratona de filmes do Harry Potter. Mas o que a garota não esperava era que o destino iria ensiná-la a ser mais paciente e compreensiva com aqueles que a amam. 
"A verdade é que não tem mais clima. Por isso resolvi fazer uma madrugada de maratona de Harry Potter com brigadeiro, pizza e cerveja. Desisti completamente de tomar vinho como toda garota faz nos filmes americanos porque estamos vivendo sob a bunda do Satanás e a única coisa que vai matar a minha sede nesse calor é uma cerveja bem gelada"
Quem nunca se irritou com o Natal? Família sempre é um berço de caos e brigas e a família de Bianca não fica distante disso. Por isso ela decidiu simplesmente não ir na festa tradicional de fim de ano na casa de sua vô. Ficar em casa com sua gata maratonando os filmes de Harry Potter pareceu muito melhor para a sua saúde mental. Mas só quem já passou um natal sozinha ou mesmo sem um parente presente sabe o quanto é dolorido, mesmo que a gente diga que não. E é essa dor que Bia sente. 
"Agora eu entendo" é um conto pequeninho, mas de muita sensibilidade e sinceridade. Sua proposta é simples e muito fácil para o leitor se identificar, além da escrita fluída da Pam, o que mostra que a gente não precisa de um material super complexo para ter um produto bom. O mais importante é como a história conversa com o leitor e como ela o impacta. 


Então Pam pega a gente pela mão e apresenta Bianca e todos os problemas familiares que existem: os tios que sempre brigam, as piadas chatas, entre tantas outras coisas. E diz para gente que tudo bem, a maioria das famílias são tudo isso mesmo. Não existe perfeição no mundo dos imperfeitos. Quando se trata de família, nós sentimos falta e continuamos amando mesmo aqueles que nos machucam. 
"..., mas entendi que era exatamente isso que eu precisava. Estar comigo. Sempre dependi muito de outras pessoas, da opinião, da presença, do incentivo. Estava na hora de tirar essa força de dentro de mim."
Pam Gonçalves narra sobre dor, felicidade e o mais importante de tudo: como devemos valorizar o tempo com quem amamos. Pois no fim, dar atenção, doar o nosso tempo e demonstrar que nos importamos com o outro é o maior presente que podemos dar para quem amamos.
Só sei que quando cheguei no final estava chorando igual uma idiota e fui dormir um pouco mais esperançosa, depois de ter sido levada a tantos sentimentos. Super recomendo para quem está procurando uma leitura rapidinha e maravilhosa. 
"— Mas eu estraguei muita coisa — ele continuou. — Descobri tarde demais que não tinha controle nenhum sobre a bebida. Quando percebi, as relações já eram frágeis demais entre vocês. Tudo havia se desgastado como papel e eu não conseguia mais recuperar [...]"












Deixe um comentário