"Florença é o lugar perfeito para se apaixonar, o que significa que é o pior lugar do mundo para ficar de coração partido." (Capítulo 15)

Uma leitura que deixa nosso coração quentinho e nos faz querer viajar para conhecer os locais explorados na história é um livro que realmente merece um local especial no nosso coração. Foi desse jeito que me fui conquistada e me pus a escrever essa resenha.

Amor & Gelato

Autora: Jenna Evans Welch
Editora: Intrínseca 
Ano de publicação: 2017
Número de páginas: 320
Narração: 1ª pessoa

Sinopse: Um verão na Itália, uma antiga história de amor e um segredo de família.
Depois da morte da mãe, Lina fica com a missão de realizar um último pedido: ir até a Itália conhecer o pai. Do dia para a noite, ela se vê na famosa paisagem da Toscana, morando em uma casa localizada no mesmo terreno de um cemitério memorial de soldados americanos da Segunda Guerra Mundial, com um homem que nunca tinha ouvido falar. Apesar das belezas arquitetônicas, da história da cidade e das comidas maravilhosas, o que Lina mais quer é ir embora correndo dali. 
Mas as coisas começam a mudar quando ela recebe um antigo diário da mãe. Nele, a menina embarca em uma misteriosa história de amor, que pode explicar suas próprias origens. No meio desse turbilhão de emoções, Lina ainda conhece Ren e Thomas, dois meninos lindos que vão mexer ainda mais com seu coração.
Uma trajetória que fará Lina descobrir o amor, a si mesma e também aprender a lidar com a perda. Amor & Gelato é uma deliciosa viagem pelos mais românticos pontos turísticos italianos, com direito a tudo de mais intenso que o lugar tem a oferecer: desde paixões até corações partidos.

No meu primeiro ano de faculdade, fiz duas disciplinas em que tive a oportunidade de conhecer um pouco sobre a língua italiana e sobre a cultura desse país que eu não sabia muito mais do que alguns filmes - como Cartas Para Julieta - tinham me mostrado. E, claro, tinha as imagens dos pontos turísticos mais importantes de Roma na mente, mas não ia muito além disso e da existência do Vaticano lá no meio. Foi quando eu fiz essas disciplinas, e por causa de um dos meus trabalhos avaliativos, que eu descobri sobre a Toscana, especificamente a cidade de Florença. E da mesma forma que me animei com o livro da resenha passada que era ambientado no Brasil e, por isso, era mais familiar, fiquei muito empolgada com essa história, pois além de já ter pesquisado muito sobre a cidade, tinha essa enorme vontade de conhecer. 
"E se minha mãe, minha avó e a psicóloga estivessem erradas? E se eu fosse continuar sofrendo assim pelo resto da vida? E se a cada segundo de cada dia eu sentisse menos o que tinha e mais o que perdera?" (Capítulo 24)
Amor & Gelato começa com a triste notícia de que a nossa protagonista, Lina Emerson, está vivendo um momento bastante difícil, embora seja tão nova. A perda da sua mãe mexeu demais com seu psicológico. É difícil ter qualquer tipo de contato com as coisas deixadas por ela sem sentir o corpo estremecer e as lágrimas surgirem rapidamente. Contudo, antes de partir, sua mãe, Hadley faz um pedido a Lina - não só um pedido, a faz prometer que passará um tempo na Itália, com um amigo de sua mãe, onde a mãe morou e estudou por um período quando era mais jovem. A princípio, Lina não entende o porquê, mas promete, e é só quando sua avó confessa que o tal amigo, Howard, é na verdade o pai de Lina, é que ela embarca para a Itália sem fazer ideia do que viverá no país.
"Eu estava percorrendo a Itália na tentativa de solucionar o mistério do diário, tentando entender tudo o que ela fizera, mas na verdade só estava procurando por ela. E não ia encontrá-la. Nunca mais." (Capítulo 24)
Quando Lina chega, conhece uma amiga em comum dos seus pais, que a entrega um diário que Hadley enviou para a Itália um pouco antes de morrer. É por meio desse diário que Lina descobre a verdade sobre si mesma e o passado de sua mãe, que ela guardou em segredo tão bem e por toda a vida de Lina. Uma das melhores coisas do livro foi a forma como Lina buscou e enfrentou a verdade sobre a sua vida, ainda que fosse difícil e doloroso, porque essa busca a obrigava a encarar as memórias de outras pessoas sobre a sua mãe. O que às vezes parecia que ia doer ainda mais, podia também trazer conforto quando Lina visitava os locais que Hadley visitou e tinha em mãos as descrições de tudo o que ela havia sentido. Era como visitar a Itália ao lado dela. 
E isso é transmitido para nós também. Senti vontade de visitar os locais que elas visitaram, comer as comidas que experimentaram... Provar todos os tipos de gelatos possíveis, porque aparentemente é uma amostra do paraíso na Terra. 
"Eu não ia deixar de sentir saudades dela. Nunca. Dali em diante a vida seria assim, e por mais pesado que isso fosse, seria algo do qual eu jamais me livraria, mas não significava que eu não conseguiria me reerguer." (Capítulo 24)
Outra coisa que amei no livro foi a postura de Lina em relação a Howard. Não consigo imaginar qual seria a minha reação se descobrisse que o meu pai é um homem que eu nunca vi na vida e minha mãe nunca nem havia mencionado o seu nome. Lina poderia ter agido de forma imatura, evasiva, poderia ser o estereótipo da adolescente rebelde - perder a mãe e se mudar, não apenas de cidade, mas de país! Aparentemente estava dando tudo errado. No entanto, embora a situação fosse muito constrangedora, Lina foi muito mais aberta a Howard do que eu mesma esperava. Reconhece os esforços dele e eles criam uma relação forte e de verdade. 
Além disso, devo destacar Lorenzo Ferrara (Ren), o primeiro amigo que Lina faz logo que chega em Florença e uma peça importante na sua jornada. Ao mesmo passo que criamos um carinho pela protagonista, Ren também se torna especial, por ser tão diferente e sempre passar a sensação de saber o que dizer e fazer. Ele é um dos responsáveis pelo quentinho no coração ao ler o livro.
"Saí da casa e fui embora sem olhar para trás. Tive medo de que ele visse o sorriso radiante estampado no meu rosto." (Capítulo 5)
Em Amor & Gelato eu ri com os vários momentos engraçados de Lina e chorei com a sensibilidade de momentos tão puros e intensos, do mesmo jeito que são simples e sinceros, sem precisar apelar para a situação do luto em si. E eu não consegui largar o livro um só segundo, fiquei louca para saber logo tudo o que viria a descobrir junto com Lina. Além disso, amei pesquisar mais sobre a Itália e só fiquei com ainda mais vontade de conhecer. 
Este é um livro para se divertir e que passa voando, porque nos apegamos rapidamente à história. Fiquei até com um certo vazio quando acabou. Se você busca esse quentinho no coração e a leveza de uma história sensível, mas segura para os nossos sentimentos, pode apostar em Amor & Gelato.  
"- Sabe, as pessoas vêm para a Itália por vários motivos, mas, quando ficam aqui, é só por dois. [...] Amor e gelato." (Capítulo 23)

 
 

Deixe um comentário