Autor(a): Bruna Guerreiro 
Editora: Independente e disponível no Kindle Unlimited
Nº de páginas: 105
Narração: 3ª Pessoa

Sinopse:

Duas presenças constantes. Diárias. Todos os dias, ali, ao alcance da mão. Duas pessoas que fazem parte da paisagem uma da outra. Quase invisíveis. Até que, um dia, os olhos se abrem, as mãos se alcançam...
Cecília e Marcelo moram juntos há três anos. Bom, não juntos, mas no mesmo apartamento. Até que um dia eles se acham nos braços um do outro e só uma coisa é certa: tudo vai mudar. Mas ambos têm muito a perder. Dá para fingir que nada mudou? Será que é isso que eles querem?

Cecília é uma mulher gorda. E porque é importante dizer isso? Não seria a mesma coisa se ela fosse magra? Não. O fato dela ser uma mulher linda e gorda é muito importante na história pois o fato dela não estar dentro de um "padrão de beleza" estabelecido pela sociedade fez com que ela fosse marcada fortemente pela vida em seus relacionamentos.
Marcelo, com quem divide apartamento e um amigo antigo, também sofre com todos esses dizeres que a sociedade quer imprimir em nossas mentes. E mesmo que ele saiba que todos esses preconceitos são errados, eles continuam lá, sabe.
"Então ela riu, de nervoso, como ela sempre fazia na vida, aquela maldição de se fazer de feliz quando sangrava por dentro." Capítulo 4


É lindo ver a construção do Marcelo em perceber como Cecília é um mulherão da porra, como a sua presença em todos os pequenos detalhes da casa que dividem o encantam. E eles tentam fingir. Marcelo já não quer negar as coisas que viveram, mas Cecília sim, ela tá se preservando, pondo seu coração em primeiro lugar, porque sabe o quanto pode doer.
O negócio é que quando a gente gosta de alguém é simplesmente impossível fingir que tá tudo bem. O corpo não mente. Ter coragem para mudar tudo isso também é complicado, viu.
Fazer a leitura desse livro pequeninho foi muito especial. Principalmente porque a gente tá em um momento que todo mundo tá a flor da pele e não existe nada melhor do que se apaixonar por um casal, de torcer por eles e se perder numa boa história. Então, Bruna, obrigada por ter aquietado meu coração por esse período.
"— Eu não tava aguentando a sua ausência. — ele disse, com a mesma voz doce e baixa. — Tentei forjar sua presença com o que tinha." Capítulo 11
Além disso, apesar de eu não ser gorda e nunca ter enfrentado os problemas que mulheres gordas enfrentam, todas as mulheres continuam a ser questionadas pela sociedade, e já tive inúmeras dividas sobre mim e tudo o que ela falou na sua nota final me tocou demais e me fez refletir sobre o quanto somos podadas cotidianeamente.
Então é isso. Este é um livro que você pode ler em uma sentada só e tenho certeza que vai se apaixonar pela história da Cecília e do Marcelo.

                         
                                                                                   



2 Comentários

  1. Amo as resenhas aqui do blog, obrigada!! Esse livro é muito especial pra mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente que agradece por você ter escrito algo tão legal <3

      Excluir