Post Discussão - Consumismo Literário

Olha ai quem está de volta! Depois de um bom tempo, estamos de volta com o post discussão, para a gente ter aquela treta saudável. Hoje em particular quero discutir com vocês sobre um assunto que tem me atingido desde que li alguns textos da faculdade, mais especificamente o texto "Superficiais" de Nicholas Carr e o capítulo 2 de Vida de Consumo do Bauman (bem universitária). É muito claro que a gente consome porque estamos numa sociedade consumista e atuamos como blogueiras/ig literários e o nosso trabalho é falar sobre livros, então automaticamente a gente tem que comprar. Meu papo com vocês talvez vá para um lado outro, porque eu não vejo problema em você querer consumir algo porque deseja aquilo, mas sim quando esse "ter" é mais importante porque te dar algum status dentro dessa comunidade. E isso é natural, a gente sem querer quer se encaixar num quadrado, se fazer vendável, e isso inclui no "ter", no "ser". Não sei se vocês me entenderam direito, eu sou meio confusa mesmo. 
Mas você já parou para pensar que nesse local que estamos, na plataforma na qual atuamos, nós nos tornamos um produto e consumidores? Então, como eu me torno mais vendável para vocês? É lendo os livros que estão na moda? É falando mal por falar mal? É tendo uma estante super bonita? Tirando fotos iguais tantas outras (e que às vezes eu nem queria tirar)? É fazendo stories coloridos e filtrando a minha cara? É isso que vocês querem consumir? Parece meio chato falar tudo isso, mas é uma reflexão sobre todos os quadrados que nós mesmos nos colamos e como o consumismo não é exatamente sobre comprar livros, mas sobre se tornar também um produto. 
É sobre tratar pessoas como números. Vocês são a nossa mercadoria que vamos usar quando nos inscrevemos em uma parceria e falamos "isso é o que podemos oferecer a vocês". Da mesma forma é quando eu consumo algo de alguém e espero que ela me entregue o que eu quero. Talvez eu tenha falado demais e nem sei se vocês me entenderam. Mas queria terminar esse textão perguntando: qual foi a última vez que você postou algo inteiramente para você? Qual foi a última vez que você não se travou por aquilo não parecer "padrão"? 

                                                                              

Deixe um comentário