Estamos em uma época em que um livro mal é lançando e seus direitos são comprados, e em menos de um ano vemos aquela história em exibição no cinema. Isso não acontece só com livros, mas também com quadrinhos e gamers.

Nos próximos anos, continuaremos a ver milhares de livros ganhando suas adaptações, algumas com grandes produções, como é o caso das distopias e outras menores como o caso de alguns romances.
Não vou fazer uma lista sobre as próximas adaptações, por que seria interminável. Mas com a notícia quente que "A Seleção" irá ganhar um filme, acabei lembrando de várias outras, como no caso de Fallen, que está previsto para esse ano, Shadowhuther da série "Cidadades dos Ossos", que não seguirar com a sua franquia de filmes, mas sim como uma série de TV.
E pensando nisso, percebi em como ao longo dos anos as adaptações mudaram o seu formado e como elas provavelmente nunca iram acabar, apesar de achar super bacana uma história feita só para o cinema.
Então vamos fazer uma recapitulação e ver como as nossas amadas adaptações mudaram. Mas hoje não falaremos de tudo, e sim especificaste de: 

Franquias
              

Nessa era de franquias do séculos XXI, "O Senhor dos Anéis" foi o passo inicial, não só das franquias mas para as grandes séries adaptadas. Já que a indústria percebeu que com o grande sucesso dos livros, era bilheteria alta garantida no cinema, e ele foi tanto que depois de alguns anos a história voltou com "O Hobbit".
Harry Potter eu tive o prazer de ainda pegar os últimos filmes na época, e é uma saga que pegou todo mundo, tanto que assim como "O Senhor dos Anéis" vai ter um filme derivado. E ai percebemos que esse ambiente místico, mas claramente diferente, dominou o início dos anos 2000. 
E para dá uma quebra, mas permanecendo no mundo sobrenatural, só que com uma pegada completamente diferente, surge Crepúsculo, que diferente das outras sagas, teve um nível de críticas negativas altíssimo. Mas a fama da saga foi inegável, fazendo não só filmes, mais séries voltarem com o tema de vampiros, porém, claro com a sua própria forma.
Já para algo bem atual, temos Jogos Vorazes, que é a trilogia do momento, e com ela, trouxe um novo gênero que não só invatiu a literatura quanto o cinema, que é a distopia. O último filme da série sai esse ano, e como ja ouvi e li em outros lugares, claramente esse não é o fim dessa franquia.
Divergente e Maze Runner, são as novas distopias que prometem ficar no lugar de Jogos Vorazes. E como já era de espera, os filmes assim como os livros, já renderam milhares de fãs e é uma garantia de milhões no cofre de Hollywood.
Então, vemos como no passar dos anos, que as franquias mudaram, os gêneros mudaram, mas como o seu impacto continua sendo forte. Também percebemos em como a indústria do cinema vem sendo cuidadosa com essas franquias e tentando ser o mais fiel possível ao livros, como uma boa amante de leitura, o que mais eu poderia pedir?
Porém, eu tenho uma pergunta: Depois da distopia, que gênero vocês acham que vai fazer sucesso na literatura quanto do cinema? Será que algum gênero irá voltar?


                 
    

3 Comentários

  1. Eu acho q a ficção vai ser o mais procurado nos livros e no cinema

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. seria bem legal ver a ficção voltar. Mas acredito que talvez seja o sucesso dos próximos anos do cinema, mas talvez não da literatura.

      Excluir
  2. Em minha visão, a distopia não é um tema novo, mas sim rebuscado tanto nos livros quanto nos filmes.
    Temos enormes sucessos do século passado que seguem esse padrão, sua maioria sendo pós-guerra, porém acredito que esse tema continuará sendo recorrente já que passamos por severas mudanças climáticas e crises por todo o mundo.
    Gostaria que a fantasia voltasse para alegrar o sonho de muitos, como Narnia fez.

    ResponderExcluir