"Não espere o futuro mudar tua vida, porque o futuro é a consequência do presente." - Racionais MC's.
Eu sempre pensei que o tempo pudesse ajeitar as coisas, que fosse o melhor remédio. Pensei até que ele seria capaz de curar feridas que um dia eu cheguei a achar incuráveis e que com ele, apenas com ele, eu mudaria. Contudo, hoje eu descobri que nunca estive tão enganada. O tempo não é tão poderoso, se eu não fizesse nada para mudar. Se eu não tivesse decidido ir embora, se eu não tivesse deixado mágoas para trás, se eu não tivesse feito certas escolhas, eu estaria na mesma situação de uns meses atrás. E é exatamente isso que a minha vida se trata.
Ninguém nasce com um sentido certo. Se não se decide do que quer fazer, ter ou sentir, nada adiantará. Então eu decidi que iria mudar, e eu mudei. O tempo me ajudou, é claro, mas se não fosse por mim, eu ainda estaria ancorada lá atrás - e eu culparia a vida, os astros, o destino e até mesmo o karma, quando a culpa de tudo sempre foi minha. Foi aí que eu parei e pensei: "por que não mudar?". Mudar de casa, de vida, os sonhos e até mesmo a minha rotina. Descobri que eu sempre tive medo, angústia de não conseguir. Isso me impedia de tentar.
Mas agora eu vou. Prefiro me arrepender de ter feito do que de nunca ter tentado, e tentar mudar é algo do qual eu não tenho o direito de ter medo. Só o fato de tentar já me satisfaz. Se não der certo, tudo bem. Eu jamais saberia se não fosse lá e fizesse. E eu não refiro só à mudança, mas a certas atitudes que mudaram o rumo dos meus planos somente por pensar em fazê-las. Como eu falei, o tempo não é milagroso; mas também não devemos tirar totalmente os créditos dele. Ele não é mágico, mas de acordo com que o tempo age, passa e nos dá a oportunidade de ajeitar tudo, vemos o quanto vale a pena esperar. E quando se vê, já se passaram anos. Se você mudou, você cresceu, você amadureceu, ótimo. Se não, a hora é agora. Mas sempre, sempre com a ajuda do tempo. E vai chegar um dia em que vou agradecer; ao tempo, à coragem, às oportunidades, o que for. Tudo só depende de mim.

Deixe um comentário